Bola de Fogo Cruza Os Céus do Ártico

Algo muito brilhante iluminou repentinamente o céu do ártico – o que foi isso? A ideia original era fazer imagens de auroras e com essas imagens montar um vídeo de time-lapse. Mas quando a noite repentinamente se transformou em dia, o astrofotógrafo rapidamente percebeu que ele estava vendo até mesmo mais espetacular. Movendo-se pelo céu na frente do asterismo Big Dipper, estava um brilhante meteoro da chuva das Geminídeas que de tão brilhante pode ser classificado como uma fireball, ou bola de fogo. O meteoro brilhou por alguns segundos e se foi. A câmera que estava ali para registrar as auroras conseguiu registrar toda a trajetória do meteoro no céu. A foto acima foi feita na noite de pico da chuva de meteoros Geminídeas, o astrofotógrafo estava perto do Lovozero Lake, em Murmansk, na Rússia, ao norte do Círculo Polar Ártico.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171225.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.