Terra – Uma Bolinha Azul: NASA Lança A Mais Recente Versão da Imagem Blue Marble da Terra


Antes de falarmos sobre a imagem acima, um pouco de história. The Blue Marble, ou como traduzido pelo wikipedia, A Bolinha Azul é uma famosa fotografia da Terra tirada em 7 de Dezembro de 1972 pela tripulação da nave espacial Apollo 17 a uma distância de aproximadamente 55.000 quilômetros. É uma das imagens fotográficas existentes mais amplamente distribuídas.

Oficialmente, a NASA credita a imagem a toda a tripulação da Apollo 17Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans e Harrison H. Schmitt — todos tirando fotografias durante a missão, com uma câmara Hasselblad. Posteriormente, Schmitt alega que foi o autor desta imagem famosa, embora a identidade do fotógrafo não possa ser confirmada.

“A Bolinha Azul” foi a primeira imagem nítida de uma face iluminada da terra. Publicada no auge do ativismo ambiental durante os 1970s, a imagem foi vista por muitos como um retrato da fragilidade da Terra, vulnerável e isolada no espaço. O arquivista da NASA, Mike Gentry, supõe que “A Bolinha Azul” seja a imagem mais distribuída na história da humanidade.

Várias imagens similares da Terra que se seguiram (incluindo imagens compostas, em definição muito mais elevada) também foram denominadas de “Bolinha Azul” e a expressão “Bolinha Azul” (assim como a própria imagem) são usadas frequentemente pelas organizações de activismo ambiental ou por companhias que tentam promover uma imagem de consciência ambiental.

Dito isso, podemos entender melhor a imagem acima. Essa imagem Blue Marble, ou Bolinha Azul foi feita pelo instrumento VIIRS que viaja a bordo do satélite recentemente lançado da NASA para observaçãoo da Terra, o Suomi NPP. Essa imagem, é uma composição de várias outras e usa um grande número de registros da superfície da Terra feitos no dia 4 de Janeiro de 2012. O satélite NPP recebeu o seu novo nome, ou seja, Suomi NPP no dia 24 de Janeiro de 2012 em homenagem a Verner E. Suomi da Universidade do Wisconsin.

O Suomi NPP é um satélite de pesquisa e observação da Terra, e é considerado o primeiro satélite de uma nova geração que irá observar as muitas faces do nosso planeta em constante alteração.

O Suomi NPP carrega a bordo cinco instrumentos. O maior deles  e o mais importante é o chamado The Visible/Infrared Imager Radiometer Suite ou VIIRS que foi responsável por essa bela imagem do nosso planeta.

A última vez que a NASA havia lançado uma foto Blue Marble da Terra foi em 2010. Essa imagem de 2012 é muito melhor que a anterior. A imagem original tem 8000 x 8000 pixels e pode ser baixada do seguinte endereço: http://www.flickr.com/photos/gsfc/6760135001/in/photostream/.

Fontes:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2159.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Bolinha_Azul


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.