Bestas de Carga no ESO

potw1416a


observatory_150105Muitas mãos facilitam o trabalho ou talvez neste caso o mais apropriado seja “muitas rodas facilitam o trabalho”. A fotografia mostra um dos transportadores do ALMA, o Otto, que, juntamente com o seu companheiro Lore, é responsável por transportar as antenas ALMA até ao cimo do planalto do Chajnantor, um local situado a cerca de 5000 metros acima do nível do mar no norte do Chile. Depois de colocar as antenas, os dois camiões têm ainda a tarefa de as reposicionar segundo as necessidades dos cientistas. Neste vídeo podemos ver o Otto em acção.

Estas duas poderosas bestas de carga encontram-se na vanguarda dos veículos feitos à medida. Foram especialmente concebidos para o ESO pela fábrica alemã Scheuerle Fahrzeugfabrik, que tem grande experiência no transporte de cargas pesadas, como o foguete Antares e uma plataforma de petróleo com umas impressionantes 15 000 toneladas!

Os transportadores são idênticos exceptuando a cor dos corrimões de segurança dos veículos. Como podemos ver na imagem, o Otto apresenta estes corrimões vermelhos, enquanto o Lore pode ser identificado por um conjunto de corrimões verdes. Cada camião possui dois motores a gasóleo com uma potência de 700 cavalos cada um, num total de 1400 cavalos por veículo. Ambos os camiões podem ser controlados remotamente, permitindo aos operadores uma vista desimpedida quando se trata de posicionar as antenas com uma precisão de milímetros.

Os transportadores ALMA são uma parte integrante da infraestrutura ALMA, tanto que podem quase ser considerados como fazendo parte do telescópio. Sem os dois veículos, a construção, operação e manutenção da rede não seria possível.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1416a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.