Bem Perto de Um Buraco Negro

O que você veria se estivesse próximo a um buraco negro? A ilustração aqui reproduzida foi gerada computacionalmente e tem como objetivo destacar como as coisas pareceriam estranhas nas proximidades desse monstro cósmico. O buraco negro tem uma força gravitacional tão grande que até a luz é atraída por ele, esse efeito causa algumas estranhas distorções visuais. Cada estrela teria no mínimo duas imagens brilhantes, uma de cada lado do buraco negro. Próximo ao buraco negro você poderia ver todo o céu, a luz viria de todas as direções na sua direção. Para montar esse cenário que foi então simulado computacionalmente foi usada a pesquisa do céu em infravermelho conhecida como 2MASS, com as estrelas obtidas do Henry Draper Catalog inseridas também no modelo. Acredita-se que os buracos negros sejam o estado mais denso que a matéria pode assumir e existem evidências indiretas da sua presença em sistemas estelares binários e no centro de aglomerados estelares, galáxias e quasares.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101207.html

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.