Belos Vídeos Mostram a Passagem do Cometa Pan-STARRS Pelos Céus da Terra

observatory_150105Esses vídeos espetaculares apresentados nesse post registram imagens sensacionais do cometa Pan-STARSS, um dos primeiros grandes cometas do ano de 2013.

O cometa recebeu esse nome em referência ao telescópio de um observatório havaiano onde ele foi descoberto em 2011. O Pan-STARRS está cumprindo sua jornada pelo Sistema Solar interno nessas semanas recentes. Durante a sua passagem, o objeto pôde ser visto no céu noturno com um par de binóculos, ou até mesmo a olho nu, dependendo das condições de observação. Esse cometa passou muito baixo no horizonte oeste, o que prejudicou muitas pessoas de observá-lo de uma maneira melhor. Mas para quem não conseguiu ver o Pan-STARRS em toda a sua grandeza, não fique triste, em Novembro de 2013, outro cometa, o ISON irá aparecer nos céus da Terra, e esse promete ser um grande espetáculo. Estima-se que o ISON seja tão brilhante que poderá ser observado até mesmo durante o dia.

Depois de cruzar os céus do hemisfério sul da Terra, o Pan-STARRS surgiu no horizonte do hemisfério norte, pela primeira vez em 7 de Março de 2013, mas logo desapareceu, pois ainda estava muito próximo do Sol. Desde o dia 11 de Março de 2013 ele vem aparecendo cada vez mais alto e cada vez por um pouco mais de tempo no horizonte oeste, logo depois do pôr-do-Sol. Imagens particularmente espetaculares foram feitas no dia 12 de Março de 2013, quando o cometa passou perto da Lua Crescente.

O vídeo acima foi feito pelo fotógrafo Dan Finnerty da Califórnia e mostra o cometa e a Lua Crescente se pondo sobre as Colinas Verdugo, perto de Los Angeles.

O segundo vídeo abaixo, foi feito por outro fotógrafo da Califórnia, Robert Yen e mostra uma cena similar também próximo de Los Angeles.

Finalmente, o vídeo final, abaixo é um vídeo mais velho feito pelo desenvolvedor de softwares e fotógrafo australiano Alex Cherney de Melbourne. Esse vídeo mostra o cometa Pan-STARRS cruzando os céus do hemisfério sul no começo de Março, juntamente com outro cometa, o C/2012 F6.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/03/pan-starrs-time-lapse/?cid=co6389084

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo