Belo Sprite Vermelho É Registrado Desde a ISS

ISS044-E-45576

A Lua e as estrelas da constelação de Orion podem ser vistas acima do horizonte leste, nessa imagem feita desde a ISS, no dia 10 de Agosto de 2015. Um brilho esverdeado traça a atmosfera acima do limbo noturno do nosso planeta. Abaixo, as luzes das cidades e os raios, das tempestades aparecem sobre o sul do México. A foto acima também capturou a aparição de uma rara forma de raios na atmosfera superior, um chamado sprite vermelho, acima dos raios de tempestades na parte mais a direita da imagem. Enquanto que o movimento orbital da ISS faz com que as luzes das cidades apareçam de forma borrada, o flash extremamente breve do sprite vermelho é bem nítido. Agora, se sabe que os sprites estão associados com as tempestades, porém muita coisa ainda permanece um mistério sobre os sprites, incluindo como eles ocorrem, seus efeitos no circuito elétrico global atmosférico, e se eles estão relacionados com outros fenômenos que ocorrem na atmosfera superior, como os jatos azuis ou os raios gamma terrestres.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150821.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.