Belo Pilar Solar É Registrado Junto Com o Novo Prédio do ESO na Alemanha

Um céu limpo, um belo pôr do Sol e as curvas futuristas de um planetário e centro de visitantes de vanguarda — que mais se pode pedir de uma Fotografia da Semana do ESO?

Esta imagem, no entanto, tem ainda algo mais para nos oferecer: um pilar solar. Esta coluna de luz de brilho suave parece erguer-se do horizonte, próximo do Sol posto, iluminando o céu por cima. Esta ilusão é criada por milhões de cristais de gelo minúsculos — geralmente planos e hexagonais — existentes na atmosfera, que refletem a luz solar, formando um raio aparente. Os pilares solares são tipicamente observados quando o Sol se encontra baixo no céu, ou quando desapareceu já por baixo do horizonte.

Os últimos raios de luz solar interagiram ainda com partículas nas nuvens, as quais dispersaram a luz, dando origem a uma brilhante paleta de laranjas, amarelos, vermelhos e rosas no céu por cima do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO. O Supernova do ESO é o edifício mais recente situado na Sede do ESO em Garching bei München, na Alemanha. Quando abrir, em abril de 2018, este centro de vanguarda levará ao público visitante ciência de ponta, mostrando também as infraestruturas de observação líderes mundiais do ESO.

Crédito:

  1. Horálek/ESO

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1748a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.