Belo Halo Solar É Registrado Em Michigan

jim-fantozzi-sun-ring-reaized_1371307457

observatory_150105Você que é um entusiasta da astronomia, um observador do céu, da próxima vez que você sair para fora de casa, num dia de Sol e perceber algumas nuvens do tipo cirros passando em frente ao Sol, pegue uma flor e você poderá ver algo parecido com a imagem acima.

“Ontem, minha esposo e eu estávamos numa fazenda de flores no Michigan, com muitas flores coloridas florescendo de maneira espetacular nessa época do ano”, disse o fotógrafo Jim Fantozzi. “Eu então notei o anel ao redor do Sol, então pedi para minha esposa segurar uma flor e bloquear o Sol com ela, e quando ela fez isso, foi isso que consegui observar algo realmente espetacular”.

O anel de luz, é na verdade um halo solar de 22 graus, causado pelos cristais de gelo suspensos nas nuvens. Onde as nuvens se formam, entre 5 e 10 km de altura, a temperatura do ar é sempre fria o bastante para que cristais de gelo sejam gerados, o que significa que os halos solares podem ser observados em qualquer época do ano. Algumas flores, porém, preferem a primavera. Fora da primavera, contudo, você pode usar qualquer outra coisa para cobrir o Sol, sal mão, seus dedos, etc…

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=83280

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo