Belo Halo Lunar É Registrado Sobre Ontário

pow491_LG

observatory_150105Em noites em que se tem uma leve névoa, ou perto da data da Lua Cheia, você pode notar a presença de um halo circulando a Lua. Esse halo é gerado pelos cristais de gelo localizados dentro das altas e finas nuvens do tipo cirros que refratam a luz da Lua. Ocasionalmente, algumas das cores do arco-íris são visíveis dentro do halo com a porção mais interna do anel mais bem definida e a porção mais externa um pouco mais difusa.

Rick Stankiewicz fez essa imagem de um halo desde Peterborough, Ontário, no dia 23 de Janeiro de 2013 usando um tripé e uma câmera Canon 400D com uma lente Sigma 10-20 mm ajustada em 10 mm para essa exposição de 10 segundos em f4 e ISO 400. Pode-se notar a presença do planeta Júpiter na parte inferior direita.

Fonte:

http://www.skynews.ca/pages/POW.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.