Belo Halo Lunar É Registrado Sobre a Malásia

halo_lunar_malasia


observatory_1501054O fotógrafo Justin Ng de Singapura capturou essa bela imagem de um halo lunar sobre Mersing, Malásia.

A banda brilhante da Via Láctea, que compõem a fotografia, aparece adjacente ao halo da Lua. O planeta Vênus brilha na direção da parte inferior direita da imagem, e o planeta Saturno pode ser visto perto da parte superior da Lua. A quarta estrela mais brilhante do céu noturno, Arcturus, aparece perto do canto superior direito da imagem.

O fotógrafo Justin Ng registrou a imagem, que é parte de um filme de 12 horas, pouco antes do pico da chuva de meteoros dos Perseidas em 13 de Agosto de 2013 e a conjunção da Lua com o planeta Saturno no dia 14 de Agosto de 2013.

“A via láctea não estava realmente visível nesse ponto, como o céu ainda estava brilhante, mas como a Lua estava mais baixa, a Via Láctea tornou-se gradativamente visível e todo o processo foi filmado como parte de um vídeo de 112 horas que fiz desde desse local”, disse Ng.

O halo na foto forma um círculo de 22 graus ao redor da Lua. A luz da Lua é difratada pelos cristais de gelo enquanto ela passa através da atmosfera da Terra, gerando esse belo fenômeno. À medida que a luz é rebatida pelos cristais, um padrão circular é quando os cristais têm todos, a mesma forma geral. As regiões mais escuras dentro do halo indicam a ausência de luz que atinge esses cristais.


Fonte:

http://www.space.com/22493-lunar-halo-over-malaysia.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo