Belo Halo Lunar É Registrado nos Céus de Ohio

A foto acima mostra um belo halo lunar e foi feita desde a cidade de East Dayton, no estado norte-americano de Ohio, no dia 30 de Setembro de 2012, dois dias depois da chamada Harvest Moon, ou Lua da Colheita. A imagem acima foi feita com a câmera apontada para sudeste. Cristais de gelo na forma de lápis e aleatoriamente orientados dentro das  finas nuvens do tipo cirrus geram esse clássico halo de 22 graus. Quando a luz da Lua (ou a luz do Sol) passa através de uma das faces laterais desses cristais ela é refratada com um ângulo de 22 graus com relação ao ângulo inicial de incidência antes de sair através da face lateral oposta àquela que entrou. Pelo fato da Mãe Natureza muitas vezes nos surpreender, um hábito interessante é sempre dar uma olhada no céu noturno antes de dormir, mesmo que a previsão seja de tempo nublado, quase sempre encontrará alguma coisa que poderá ser registrada, ou algo interessante.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/10/ohio-lunar-halo.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.