Belezas de Saturno Enviadas pela Cassini

Para variar a Cassini sempre nos brinda com belíssimas imagens de Saturno e todo o seu sistema de anéis e satélites. Aqui algumas dessas surpreendentes imagens. A primeira é do satélite Réia agrupando-se com os anéis do planeta e gerando essa paisagem que só é possível em Saturno. Feita em 4 de Novembro de 2009, o hemisfério visível do satélite Réia apresenta um terreno delgado. A imagem foi feita a uma distância de aproximadamente 762000 Km de Réia com os anéis mais distantes ainda.

A lua réia e os anéis de Saturno.

A pequena lua de Saturno, Prometeu é levemente exposta nessa imagem, mostrando sua forma semelhante a uma batata a medida que descreve sua órbita na Divisão Roche entre os anéis A e F. Prometeu (86 Km de diâmetro) periodicamente cria correntes de canais no anel F, como a que pode ser observada no canto superior esquerdo da imagem, além disso mais de uma dúzia de estrelas também aparecem nessa imagem feita em 31 de Maio de 2009 adquirida a uma distância de aproximadamente 1.6 milhões de Km de Prometeu.

A lua Prometeu e os anéis de Saturno.

Encélado aparece como brincando de esconde-esconde com a lua maior Tétis, como visto no par de imagens feitas pela Cassini. A imagem da esquerda foi feita um pouco mais de um minuto antes da imagem da direita. Essas imagens são parte de eventos mútuos que acontecem com essas luas de uma passando próxima da outra ou em frente a outra. Essas observações ajudam de forma decisiva os cientistas entenderem sobre a órbita das luas de Saturno. A imagem foi feita no espectro da luz visível em 11 de Novembro de 2009. A Cassini estava a aproximadamente 2.6 milhões de Km de Encélado e 2.3 milhões de Km de Tétis.

Encélado e Tétis.

Fontes:

http://www.universetoday.com/2010/01/08/more-saturn-system-beauty-from-cassini/

http://photojournal.jpl.nasa.gov/targetFamily/Saturn

http://ciclops.org/?js=1

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.