Belas Auroras Dão As Boas Vindas Para o Outono na Noruega

aurora_noruega_equinocio_01


observatory_150105Hoje é o dia do equinócio quando começa o outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul. A mudança das estações ocorreu às 17:44 hora de Brasília, desse domingo, dia 22 de Setembro de 2013, quando o Sol cruzou o equador em direção ao sul. Por razões que os pesquisadores não conhecem por completo, essa é uma boa época do ano para as auroras. Durante as semanas próximas dos equinócios, até mesmo o mais sútil sinal de vento solar pode disparar belas auroras.

Para comprovar essa teoria, Marianne Bergli de Tromsø, na Noruega fotografou essas auroras no dia 20 de Setembro de 2013. Uma tempestade magnética não estava acontecendo. Essa foi somente uma típica noite perto dos equinócios.

“A noite estava clara, mas com os ventos fortes que sopravam foi complicado estabilizar a câmera”, disse Bergli. “Felizmente a temperatura estava boa, 14 graus Celsius. As auroras preencheram o céu por aproximadamente meia hora antes da meia noite. Foi uma noite incrível com a Lua começando a aparecer sobre as montanhas em Rekvikeidet”.

aurora_noruega_equinocio_02


Fonte:

www.spaceweather.com

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo