Bela Rede Complexa de Halos Solares É Registrada Como Possível Resultado do Furacão Sandy

 

Ontem, dia 31 de Outubro de 2012, os observadores do céu perto do Marshall Space Flight Center em Huntsville no Alabama, testemunharam algo espetacular: Uma complexa rede de arcos luminosos e anéis ao redor do Sol da tarde. “Eu nunca vi algo parecido como isso”, disse a testemunha Bill Cooke, chefe do Meteoroid Environment Office da NASA. O físico solar David Hathaway registrou a foto acima.

A aparição acima certamente está conectada com o furacão Sandy. O centro da tempestade varreu a parte norte do Alabama, mas as bandas externas do Sandy passaram sobre a área, deixando para trás uma fina névoa de cristais de gelo nas nuvens do tipo cirrus. A luz do Sol brilhou através dos cristais produzindo uma variedade pouco comum dos halos de gelo.

“Pela minha conta, existem dois sun dogs, um halo de 22 graus, um círculo parélico, um arco tangente superior e um arco parry”, disse Chris Brightwell, que também fotografou o fenômeno. “Foi realmente espetacular”.

“Muito impressionante”, concordou Kyle Winkleman. “Esse foi com certeza um evento que só acontece uma vez por década na nossa área”.

Se o fenômeno foi mesmo resultado da passagem do Sandy, os observadores do céu talvez não precisem esperar por mais uma década para ver esse tipo de fenômeno novamente. Alguns pesquisadores acreditam que supertempestades se tornarão mais comuns nos anos seguintes como resultado das mudanças climáticas, criando novas coisas que podem ser ao mesmo tempo terríveis e bonitas. Os observadores do céu na zona da tempestade devem ficar em alerta para mais fenômenos pouco comuns.

Fonte:

www.spaceweather.com

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.