fbpx

Bela Imagem Panorâmica Mostra a Luz Zodiacal

Varrendo o horizonte de leste para oeste, essa imagem panorâmica de 360 graus segue a banda da luz zodiacal ao longo do plano da eclíptica do Sistema Solar. A poeira que dispersa a luz do Sol produz o apagado brilho zodiacal que se espalha por esse plano coordenado fundamental da esfera celestes que corresponde à passagem aparente o Sol através do céu e ao plano de órbita da Terra. O fascinante panorma mostrado acima é na verdade um mosaico de imagens feitas do anoitecer ao amanhecer durante o passar de uma noite inteira em duas localizações diferentes de Mauna Kea no Havaí. As luzes de Hilo, no Havaí estão no horizonte leste (à esquerda), com as estruturas dos telescópios Subaru e dos gêmeos Keck perto do horizonte oeste. Nessa noite sem Lua especialmente escolhida para isso, Vênus estava brilhando como a estrela da manhã um pouco acima do horizonte leste, e Saturno estava perto de sua oposição. De fato, Saturno pode ser visto imerso no brilho da banda da luz zodiacal conhecido como Gegenschein, a palavra alemã para designar o contra brilho. O Gegenschein também localiza-se perto de 180 graus em elongação, ou a distância angular do Sol ao longo da eclíptica. Na projeção do mosaico, o plano da nossa galáxia, a Via Láctea corre de forma angular, cruzando a banda horizontal da luz zodiacal acima dos dois horizontes. Nebulosas, estrelas, e as nuvens de poeira do bulbo galáctico central podem ser vistas nascendo no horizonte leste.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120405.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.