Bela Imagem Mostra o Rastro das Estrelas Sobre o Observatório de La Silla no Chile

Esta imagem diferente mostra três dos telescópios instalados no Observatório de La Silla no Chile — o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros à esquerda, o telescópio de 3,6 metros do ESO ao fundo e o telescópio dinamarquês de 1,54 metros à direita em primeiro plano.

Trata-se de uma vista altamente distorcida dos telescópios! Esta fotografia foi tirada pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, que pretendeu destacar não os telescópios propriamente ditos mas sim as magníficas estruturas do céu noturno que cobre o observatório, um dos melhores céus que existem no planeta para a observação astronômica. Esta é uma fotografia obtida com uma exposição longa para capturar o movimento aparente das estrelas à medida que passam lentamente no céu. Com o tempo, as estrelas parecem desenhar trilhas de luz no céu — os chamados rastros de estrelas — pintando enormes circunferências no céu escuro (este fenômeno é na realidade causado pela rotação da Terra e não pelo movimento das próprias estrelas).

Os rastros de estrelas que aqui vemos estão centrados num ponto no céu conhecido por polo sul celeste, que nesta imagem se esconde por detrás da cúpula do telescópio dinamarquês de 1,54 metros. O polo celeste é um ponto no céu que se encontra alinhado com o eixo de rotação da Terra. Estes rastros foram na realidade capturados numa imagem separada, que foi depois combinada com a imagem dos telescópios,  acrescentando uma sensação de rotação desconcertante à imagem composta resultante. A imagem final destaca ainda a majestosa Via Láctea que serpenteia ao longo do céu, acompanhada pela Grande e Pequena Nuvens de Magalhães (as duas manchas brilhantes).

Crédito:

  1. Horálek/ESO

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1817a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.