Bela Imagem Mostra a Chuva das Perseidas e a Via Láctea Sobre o Monte Rainier

PerseidsMtRanier_Dieterich_2048

Apesar da aparência, o céu não está caindo. A duas semanas atrás, contudo, pequenas partículas de poeira de um cometa, caíram na Terra. A foto acima mostra a chuva de meteoros das Perseidas, como foi vista sobre o Monte Rainier, em Washington, no EUA. A imagem foi criada a partir de um vídeo de time-lapse de duas horas, registrando mais de 20 meteoros, incluindo um bem brilhante, que apareceu na parte esquerda da imagem. Embora cada meteoro dure menos de um segundo, a câmera foi capaz de capturar a progressão de cores à medida que eles desintegravam na atmosfera da Terra. Nessa imagem, a tonalidade verde, pode ser um indicativo de pequenas quantidades de átomos de magnésio que foram expelidos do meteoro por átomos presentes na atmosfera da Terra. Para deixar a imagem ainda mais dramática, a parte central da Via Láctea foi registrada de maneira simultânea nascendo por detrás do pico nevado do Monte Rainier. Outra chuva de meteoro prolífica é esperada para acontecer em meados de Novembro de 2015, quando os detritos de outro cometa caíram na Terra, em outra chuva de meteoros, as Leonídeas.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap150825.html

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.