Bela Imagem da Nebulosa da Hélice Feita Pelo Telescópio CFHT

Será que o nosso Sol se parecerá com isso algum dia? A Nebulosa da Hélice é um dos exemplos mais brilhantes e mais próximos de nós de uma nebulosa planetária, uma nuvem de gás criada no final da vida de uma estrela parecida com o Sol. Os gases externos da estrela que são expelidos para o espaço parecem formar, do nosso ponto de vista uma hélice vista de cima. O núcleo estelar remanescente, destinado a se tornar uma anã branca, brilha ainda de forma tão energética que faz com que o gás previamente expelido brilhe de forma fluorescente. A Nebulosa da Hélice tem o nome oficial de NGC 7293, e localiza-se a cerca de 700 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Aquarius, e se espalha por cerca de 2.5 anos-luz. A imagem acima foi feita pelo Telescópio Canadá-França-Havaí, ou CFHT, como é conhecido e que fica localizado no topo de um vulcão extinto no Havaí. Se você pesquisar somente a parte interna da Nebulosa da Hélice, verá complexos nós de gás que têm origem ainda desconhecida.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180103.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.