fbpx

Bela Cratera Alongada É Registrada Pela Sonda MESSENGER na Superfície de Mercúrio

EN1046777429M.map


observatory_1501051A imagem acima mostra uma cratera de impacto alongada ao norte da bacia de impacto Rembrandt. Essa cratera muito provavelmente foi formada por meio de um impacto oblíquo (impacto que ocorre com um ângulo inferior a 15 graus com a horizontal), que criou a forma distinta e alongada da cratera e o seu pico central. Os raios da cratera foram apagados com o decorrer do tempo devido ao intemprismo espacial, mas quando eles eram visíveis, eles formavam um padrão parecido a uma borboleta a partir do anel da cratera.

Essa imagem foi adquirida como parte do mapa base morfológico de superfície de alta resolução do instrumento MDIS. O mapa base morfológico de superfície cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 200 metros por pixel. As imagens adquiridas para a geração do mapa base morfológico de superfície normalmente são obtidas fora do ângulo vertical do Sol, ou seja, com altos ângulos de incidência, e têm as sombras visíveis, assim elas podem revelar claramente a forma das feições topográficas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1418


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .