Bela Aurora Sobre a Noruega

aurora_noruega


observatory_150105A foto acima mostra as espirais cintilantes de uma aurora verde como foi observada desde a Ilha Andoya, na Noruega. A rocha a partir da qual as luzes do norte parecem emanar, é chamada de Bleiksoya, ou Ilha Bleik. A cor verde ocorre quando as partículas carregadas do Sol (vento solar) excitam as moléculas de nitrogênio e os átomos na atmosfera superior da Terra – aproximadamente a 96 km acima da superfície da Terra. Pode-se notar que as cores mais vibrantes e as formas interessantes e os padrões observados normalmente resultam de flares solares particularmente fortes. A Ilha Bleik é aclamada por ter a maior colônia de papagaios da Noruega. A foto acima foi feita por volta das 11:00 p.m. do dia 20 de Dezembro de 2013.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2014/06/northern-lights-above-norway.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.