Bela Aurora Registrada do Espaço Pelo Satélite Suomi

O nosso Sol fornece a luz e o calor que energiza nossas plantas, nossos painéis solares e nosso clima, entre outras coisas. Mas a sua influência vai muito além disso, ele pode influenciar até as nossas noites. À medida que a nossa estrela mais próxima, o Sol, banha a Terra com um jato constante de partículas energéticas, o campo magnético e a radiação podem estimular a atmosfera e acender o céu noturno, como as auroras boreais, ou luzes do norte.

Às 4:46 hora de Brasília, do dia 21 de Abril de 2018, o instrumento Visible Infrared Imaging Radiometer Suite, ou VIRS, instalado no satélite Suomi NPP adquiriu essa imagem de uma aurora boreal sobre a América do Norte. A imagem noturna foi possível pela banda de dia e noite do VIRS, que detecta luz em um intervalo de comprimentos de onda do verde até o infravermelho próximo e usa técnicas de filtragem para observar os sinais como a aero luminescência, as auroras, incêndios, luzes das cidades e a luz da Lua refletida.

Nessa imagem, o sensor detectou a luz visível emitida que ocorre quando partículas energéticas da magnetosfera da Terra caem no oxigênio e no nitrogênio da atmosfera superior. Por volta do dia 19 de Abril de 2018, o Sol emitiu um potente jato de partículas e de energia eletromagnética, um intenso vento solar, que chegou na Terra alguns dias depois e varreu nosso campo magnético. A interação entre essas emissões solares e o nosso campo magnético fazem com que as partículas já presas ao redor do planeta sejam aceleradas para baixo em direção à atmosfera. As colisões entre elas criam a luz da aurora.

Os cientistas recentemente descobriram um novo tipo de emissão de luz relacionada com auroras e ficou conhecida como Strong Thermal Emission Velocity Enhancements, ou STEVE. STEVE é uma fina faixa roxa de luz que pode aparecer na presença de uma aurora, embora nenhum STEVE tenha sido relatado durante o evento de 21 de Abril. Você pode participar de um projeto de ciência cidadã para observação de STEVE através do site:

http://aurorasaurus.org

Imagem Anotada: NASA Earth Observatory

Crédito da Imagem: NASA/Joshua Stevens/Suomi-NPP
Legenda: Mike Carlowicz

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/behold-the-northern-lights

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.