fbpx

Bela Aurora Boreal Fotografada no Canadá

A imagem acima mostra a tonalidade verde viva de uma aurora boreal registrada nas altas latitudes norte do planeta Terra. E embora o fotógrafo tenha removido algumas lâmpadas da iluminação pública da parte inferior direita da imagem, ele não alterou a cor. Pode-se notar na imagem boa parte do asterismo conhecido como Big Bipper na metade esquerda da imagem. A dupla de estrelas Alcor e Mizar localizam-se perto da borda esquerda. Além disso, no canto superior direito da estrela Dubhe, a alpha da constelação de Ursa Major, pode-se ver, algo parecido com uma fumaça na posição de dois objetos do céu profundo, são eles: a Galáxia do Bode (M81)  e a Galáxia do Charuto (M82). A foto acima foi feita com uma câmera Canon 5D Mark II DSLR, montada num tripé, com uma lente Canon 24-70 mm de f/2.8, setada em 24 mm e f/4, com ISO 1600, e 8 segundos de exposição. A imagem acima foi feita no dia 8 de Outubro de 2012 às 11:44 P.M. hora local, por Williams Lake, em British Columbia no Canadá.

Fonte:

http://www.astronomy.com/en/Multimedia/Picture%20of%20Day.aspx?id={3CD299C9-EA6E-408D-B3E5-F9A54FF9CBCC}&page=0&category=&keywords=

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .