fbpx
17 de setembro de 2021

Aurorupção Vulcânica É Registrada na Islândia

Na última sexta-feira, dia 20 de Outubro de 2017, a montanha mais famosa da Islândia entrou em erupção, ou melhor seria dizer algo como arorupção. O fotógrafo H.J. Sperr registrou uma pluma de luz verde que parecia estar saindo do topo do Kirkjufell.

“Auroras dançando atrás do ic6onico pico fez parecer que o vulcão estava em atividade”, disse Sperr, que registrou a imagem da cidade de Grundarfjördur. “No momento, a atividade geomagnética estava relativamente baixa, mas as auroras estavam ativas e brilhantes mesmo assim”.

O monte Kirkjufell já é uma das paisagens mais fotografadas da Islândia e ganhou mais atenção ainda em 2017 quando apareceu de forma imponente em um dos episódios de Game Of Thrones. E agora iluminado pelas auroras!!! Como mostrei no post anterior, mais aurorupções são esperadas para essa semana entre os dias 24 e 25, já que uma grande quantidade de energia está fluindo de um grande buraco na atmosfera do Sol.

Fonte:

http://spaceweather.com

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo