Aurora Sobre Raufarhöfn

Já estava tudo alinhado, mesmo sem o colorido da aurora mostrada cima que parece explodir sobre a cabeça dos observadores. Se você seguir a linha de ápice dos monumentos recentemente implantados do chamado Círculo de Pedras do Ártico, ou Ártico Henge em Raufarhöfn no norte da Islândia, a partir deste ponto de vista, você vai ver que eles apontam para o norte. Uma boa maneira de dizer é seguir sua linha de ápice até a linha que liga as estrelas finais da Ursa Maior, Merak e Dubhe, em direção a Polaris, a estrela brilhante perto do polo norte do eixo de rotação da Terra projetado no céu. Pelo projeto, a partir deste ponto de vista, esta mesma linha de ápice também irá apontar diretamente para o sol da meia-noite em seu ponto mais alto no céu apenas durante o solstício de verão no hemisfério norte da Terra. Em outras palavras, o Sol nunca se põe no Ártico Henge durante o solstício de verão no final de junho, e no ponto mais alto no céu ele vai aparecer logo acima dos vértices alinhados do monumento moderno. A imagem acima foi feita no final de março durante uma breve estação de tempestades de auroras.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120430.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.