Aurora Em Forma De Cachorro É Registrada Sobre o Alasca

Aurora Borealis In Fairbanks Alaska on 03-21-2014


observatory_150105Algumas vezes é difícil de acreditar naquilo que se vê no céu. Enquanto liderava sua turnê anual em busca de auroras, no mês passado perto de Fairbanks na região central do Alasca, o astrofotógrafo John Chumack e sua companhia observou uma aurora incomum. Essa brilhante aurora apareceu se alterando e tomando a forma de um cão pulando, completo com uma cauda. Ele foi capaz de registrar a aparição natural na imagem acima que foi feita com uma exposição de 15 segundos por meio de uma lente de grande angular. Por coincidência, ele também capturou, o céu em segundo plano preenchido por objetos familiares. Entre os planetas visíveis estão o brilhante Júpiter, que aparece entre as patas da frente do cachorro e o avermelhado Marte, abaixo das patas traseiras do cão. Entre as estrelas, pode-se ver o asterismo de Big Dipper acima do cachorro e a avermelhada Betelgeuse brilhando na parte mais a direita. Esse cachorro, não seguiu o fotógrafo até em casa, em poucos minutos essa forma se desfez transformando-se em outra figura, antes das partículas que geraram a tempestade magnética que criou esse belo fenômeno, se dispersarem na Terra.

aurora_cachorro_label


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140429.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.