Atualizações Sobre o ISON – 27 de Novembro de 2013 (SOHO, STEREO, NASA)

lasco_3_soho_ison


observatory_150105Dia 28 de Novembro está chegando, esse é o dia do tão esperado periélio do cometa ISON. O cometa irá passar muito perto do Sol, e a grande questão é, ele sobreviverá ou não a esse encontro? Depois de ter dado um show nos céus da Terra, ele agora está muito perto do Sol para ser observado por nós, simples terráqueos. Porém, graças a toda a evolução tecnológica do ser humano, várias sondas são capazes de observar o Sol, e os objetos ao seu redor, inclusive a aproximação de cometas, como o ISON. A imagem acima foi feita agora a pouco, 00:44, hora de Brasília, do dia 27de Novembro de 2013, pelos instrumento LASCO 3 da sonda SOHO, e pode-se ver no canto inferior direito que o Cometa ISON já entrou no campo de visão desse instrumento para o seu mergulho rumo ao Sol. Por meio desse equipamento poderemos saber se ele sobreviverá ou não a esse encontro. Para acompanhar as atualizações da sonda SOHO, visitem: http://sohowww.nascom.nasa.gov/hotshots/index.html/

Além da sonda SOHO, a sonda STEREO também tem proporcionado imagens espetaculares do ISON. Abaixo o último vídeo feito pela sonda que mostra a evolução do cometa rumo ao Sol entre os dias 20 e 25 de Novembro de 2013. O segundo vídeo é um zoom mostrando os cometas ISON e Encke se aproximando do Sol, praticamente no mesmo período.



Para terminar esse post, abaixo outro vídeo, só que dessa vez não é do cometa, mas sim do pesquisador Don Yeomans do JPL, o gerente do programa Near-Earth Objects da NASA, que responde a três perguntas básicas sobre o Cometa ISON: O que é interessante sobre o Cometa ISON? O que vai acontecer com o Cometa ISON ao passar pelo seu periélio? Qual o interesse científico em cometas como o ISON?


Vamos continuar acompanhando a evolução do Cometa ISON nos próximos dias e trazendo para vocês as últimas informações.

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.