fbpx

Atualização dos Problemas Com o Módulo Nauka

Na manhã do dia 23 de julho de 2021, os engenheiros continuam monitorando a problemática missão do módulo Nauka, que apresentou uma série de problemas desde o seu lançamento e que precisam ser resolvidos num curto espaço de tempo. De acordo com os especialistas, a órbita elíptica atingida depois da primeira correção orbital do módulo realizada no dia 22 de julho de 2021, foi longe da órbita circular necessária para a aproximação com a estação espacial. Além disso, a precessão rápida do plano orbital do módulo com relação a ISS, mesmo depois da primeira correção, significa que o Nauka poderia derivar para longe de alcançar a estação em termos de inclinação orbital e então seria necessário levar o módulo acima da ISS para então reverter a precessão, manobra essa que certamente o módulo não possui combustível para realizar.

Nessas circunstâncias, o controle da missão planeja realizar uma nova série de múltiplas manobras durante o dia 23 de julho de 2021, que faria com que o módulo elevasse sua altitude e subsequentemente reduzisse a precessão do plano orbital. A maneira mais rápida de fazer isso seria ligando os dois motores principais DKS do Nauka, mas na manhã de 23 de julho de 2021, eles permanecem fora de uso devido a níveis elevados de pressão no sistema de pressurização de propelentes. Como resultado, os controladores precisam confiar as manobras nos pequenos propulsores DPS, pelo menos na primeira metade do dia, esperando que eles consumam o propelente, e que a pressão interna do sistema possa cair ao nível aceitável de 7 atmosferas, assim seria então possível usar os motores DKS no final desse dia 23 de julho de 2021.

Fonte:

[http://www.russianspaceweb.com/protected/mlm-2021.html#0721]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo