fbpx
17 de setembro de 2021

Atualização dos Problemas Com o Módulo Nauka – Parte II

De acordo com fontes na Rússia, o primeiro teste de ligar os motores DKS do Nauka, estavam programados para às 15:00 – 15:30, hora de Brasília, e foram bem sucedidos. Contudo, era apenas uma queima curta de teste, não uma correção órbita de verdade. Essa tentativa foi realizada com a queima dos motores DPS menores durante o dia, que estão preenchidos com propelente dos tanques de baixa pressão, isso, fez com que a pressão dos motores DKS caísse para níveis aceitáveis. Depois da queima dos motores o Nauka passou para uma órbita com perigeu de 224.6 km e apogeu de 362.6 km.

De acordo com fontes da indústria, as manobras de correção devem continuar no dia 24 de julho de 2021.

Mas, tem um outro problema….o primeiro teste feito com o sistema de aproximação Kurs, que faz o link automático entre o módulo e a estação, falhou. Os especialistas imediatamente embarcaram em um novo esforço para testar o sistema novamente. O lado positivo, ah, sempre tem, os testes feitos com o sistema de controle remoto TORU, que dá aos cosmonautas a bordo da ISS a habilidade de dirigir o módulo e acoplar ele na fase final da aproximação deu certo, pelo menos isso.

De qualquer modo, as incertezas ainda são grandes com relação ao módulo Nauka, e isso fez com que o desacoplamento do módulo Pirs fosse adiado mais uma vez na ISS, ele passou agora do dia 24 para o dia 25 de julho de 2021.

Fonte:

http://www.russianspaceweb.com/protected/mlm-autonomous-flight.html#0723

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo