Atividade Solar Detectada pelo SDO

Visão detalhada de uma região de atividade intensa no Sol em 9 de Julho de 2010, a imagem mostra uma atividade magnética que tem como conseqüência a produção de uma pequena labareda solar, que explode em direção ao espaço. A imagem foi feita pelo instrumento AIA do SDO no comprimento de onda de 171 Angstron do extremo ultravioleta. Os finos arcos observados são na verdade partículas se espiralando ao longo das linhas do campo magnético acima da região ativa. As imagens foram feitas em preto e branco com a coloração falsa adicionada para identificar qual instrumento foi usado durante a observação.

Já essa outra imagem mostra o campo magnético HMI em azul e laranja indicando as polaridades opostas alinhado com o canal AIA 171 no extremo do ultravioleta. A justaposição entre os canais e comprimentos de onda registrados pelo SDO tem uma eficiência especial principalmente quando o objetivo é mostrar os arcos que observamos em luz UV emergindo de regiões que possuem um campo magnético forte.

Para acompanhar os resultados obtidos pelo SDO em tempo real, basta visitar sua página na internet, o endereço é: http://sdo.gsfc.nasa.gov/


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.