Atirando Um Laser No Centro da Galáxia

Por que essas pessoas estão atirando um poderoso laser no centro da nossa galáxia? Felizmente, isso não significa um primeiro passo para uma guerra galáctica. Na verdade, os astrônomos no Very Large Telescope do ESO no Chile, estão tentando medir as distorções da atmosfera da Terra, que está sempre mudando. Fazendo imagens constantes dos átomos excitados nas altas altitudes pelo laser, que funciona como se fosse uma estrela artificial, permite aos astrônomos medirem instantaneamente as mudanças na atmosfera. Essa informação é enviada ao espelho do VLT que é deformado de acordo para evitar que imagem fique borrada. Esse laser é inofensivo, a única função dele é gerar o que se parece com uma distante estrela, uma estrela controlada, e uma estrela que faz com que os astrônomos possam medir as distorções atmosféricas para que os telescópios em Terra funcionem da melhor forma possível. Essa tecnologia recebe o nome de óptica adaptativa, ou seja, os segmentos do espelho principal dos telescópios, se adaptam às mudanças que a atmosfera provoca na luz proveniente das estrelas.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap190106.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.