Atirando Raio Laser na Direção do Centro Galáctico

Essa imagem impressionante, foi feita em 10 de Maio e 2010 pelo astrônomo do ESO Yuri Beletsky, e registra a beleza do céu acima do Paranal. Um dos telescópios do Very Large Telescope do ESO de 8.2 metros, o Unit Telescope 4 é visto contra um fundo impressionante repleto de estrelas que constituem a Via Láctea. Um feixe de laser está sendo apontado perfeitamente para o centro galáctico. Quando utilizada com uma óptica adaptativa a estrela artificial criada pelo laser permite que ao telescópio obter imagens e espectros livres do efeito de borrão causado pela atmosfera. Quando essa imagem foi feita, os astrônomos Stefan Geillessen e Hauke Enkel estavam usando o equipamento SINFONI, juntamente com a guia laser para estudar o centro da Via Láctea onde existe um buraco negro supermassivo.

O campo de visão dessa imagem é bem grande, aproximadamente 180 graus. Um dos Telescópios Auxiliares que são utilizados para interferometria pode ser visto à direita na imagem.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1045a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo