Astrônomos Publicam Mapa Com 25 Mil Buracos Negros Supermassivos

Uma equipe internacional de astrônomos publicou um mapa do céu mostrando mais de 25.000 buracos negros supermassivos. O mapa, foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics, e é o mapa do céu mais nítido em termos das chamadas baixas frequências de rádio. Os astrônomos, muitos deles holandeses, usaram 52 estações com antenas LOFAR espalhadas por nove países europeus.

Para um olho não treinado, o mapa celestial parece conter milhares de estrelas, mas na verdade são buracos negros supermassivos. Cada buraco negro está localizado em uma galáxia diferente e distante. As ondas de rádio são emitidas por matéria que foi expelida quando se aproximou do buraco negro.

O líder da pesquisa, Francesco de Gasperin (antiga Universidade de Leiden, agora Universität Hamburg, Alemanha) diz: “Este é o resultado de muitos anos de trabalho em dados incrivelmente difíceis. Tivemos que inventar novos métodos para converter os sinais de rádio em imagens do céu. ”

As observações em comprimentos de onda de rádio longos são um desafio. Isso porque a Terra está rodeada pela ionosfera. Essa camada de elétrons livres age como uma lente turva que se move continuamente pelo radiotelescópio. O co-autor Reinout van Weeren (Universidade de Leiden) explica: “É semelhante a tentar ver o mundo imerso em uma piscina. Quando você olha para cima, as ondas na água da piscina desviam os raios de luz e distorcem a visão. ”

O novo mapa foi criado combinando 256 horas de observações do céu do norte. Os pesquisadores implementaram novos algoritmos em supercomputadores que corrigem o efeito da ionosfera a cada quatro segundos.

O mapa agora cobre 4% do hemisfério norte. Os astrônomos querem continuar o trabalho até ter todo o céu do hemisfério norte mapeado. Além dos buracos negros supermassivos, o mapa também fornece informações sobre a estrutura em grande escala do universo.

Fonte:

https://www.astronomie.nl/nieuws/astronomen-publiceren-kaart-met-25000-superzware-zwarte-gaten-2683

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.