fbpx

Astrônomos Medem Com Precisão Campo Magnético de Buraco Negro

Quando os buracos negros estão ativos, eles são cercados pelo chamado disco de acreção, que se ilumina pelas forças de fricção e gravitacional que aquecem o material à medida que ele gira na direção do buraco negro.

Parte da matéria então cai no buraco e parte dela é expelida em poderosos jatos de plasma na velocidade próxima da velocidade da luz.

Acima e abaixo do disco de acreção forma uma região de gás muito quente. Pesquisas anteriores mostraram que esses discos de acreção e os jatos são controlados por intensos campos magnéticos.

Para tentar comprovar isso um grupo de astrônomos resolveu estudar o buraco negro chamado de V404 Cygni.

Ele localiza-se a cerca de 7800 anos-luz de distância da Terra, é considerado um microquasar binário, ou seja, um buraco negro de massa estelar, com 9 vezes a massa do Sol, com uma estrela companheira, e o buraco negro está se alimentando de material dessa estrela.

Em 2015, o V404 Cygni passou por um processo de alimentação e essa refeição foi estudada em diferentes comprimentos de onda.

Ao fazer estudo, os pesquisadores descobriram que o campo mmagnético era muito mais fraco do que os modelos teóricos previam.

O problema é que os modelos levavam em consideração um campo magnético na base dos jatos e extrapolavam esse valor para todo ele.

Essa nova pesquisa mostrou não que os modelos estão errados, mas sim estão muito simplificados, e o valor do campo magnético não é um só, ele sofre variações.

Esse trabalho é muito importante na direção de se entender cada vez mais e melhor os buracos negros e todas as suas características, todas as suas propriedades.

Além disso esse trabalho mostra uma medida precisa realizada em uma das partes do buraco negro, o seu disco de acreção.

Os próprios pesquisadores falaram que é preciso conhecer muito bem os buracos negros, pois eles, como já vimos em vários vídeos eles são responsáveis praticamente pela evolução do universo como o conhecemos, já que influenciam de forma decisiva como as galáxias evoluem.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.