fbpx

Astrônomos Descobrem Uma Das Estrelas Mais Antigas do Universo – Space Today TV Ep.1563

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Vamos contar uma história sobre as estrelas no universo.

Lá no início do universo, de acordo com os astrônomos, as estrelas eram formadas basicamente de hidrogênio e hélio, com uma pouca quantidade de lítio.

À medida que essas estrelas começaram a envelhecer, produziram elementos mais pesados e quando explodiram como supernovas, espalharam esses elementos pelo universo.

Então a geração seguinte de estrelas, já era mais rica com esses elementos chamados de metais, e a tal da metalicidade vai aumentando à medida que as gerações vão passando.

Isso quer dizer que, se você observa uma estrela, estuda a sua composição química, você pode então saber mais ou menos algo sobre a sua idade, ou de qual geração ela pertence.

Um grupo de astrônomo acabou de relatar no prestigiado The Astrophysical Journal, uma descoberta espetacular, uma das estrelas mais antigas do universo.

Essa estrela tem aproximadamente 13.5 bilhões de anos de vida.

Mas o que faz ela especial?

Várias coisas.

Primeiro, ela é bem antiga, segundo ela tem um baixo conteúdo de metal, indicando que ela faz parte das primeiras gerações de estrelas, terceiro ela se localiza no fino disco da Via Láctea, um local onde, por exemplo está o Sol que é rico em metal.

Essa parte da Via Láctea é povoada por estrelas com maior conteúdo de metais.

Só isso já faz com que os astrônomos estimem que a nossa vizinhança galáctica é cerca de 3 bilhões de anos mais velha do que se pensava anteriormente.

Mas as surpresas não param por aí, essa estrela é bem pequena, não é uma estrela muito passiva como a maior parte das estrelas que existem no início do universo.

Essa estrela tem somente 14% da massa do Sol.

As simulações astronômicas mais sofisticadas já mostravam que esse tipo de estrela de pouca massa e baixa metalicidade poderia ser encontrada perto do Big Bang, e essa descoberta mostra que realmente isso é possível.

Isso anima muito os astrônomos, pois eles agora acreditam que possam encontrar mais estrelas antigas assim, com pouca massa e baixa metalicidade.

O nome da estrela é: 2MASS J18082002-5104378 B

E ela quebrou mais um recorde na astronomia, ela é a estrela massa mais baixa ultra pobre em metal conhecida até o momento.

E a idade dela é de 13.535 +- 0.002 bilhões de anos.

E os astrônomos estão cada vez mais entendendo o que chamamos de universo primordial.

#MeetESO

Fonte:

https://phys.org/news/2018-11-scientist-elusive-star-big.html

Artigo:

https://arxiv.org/pdf/1811.00549.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo