fbpx
17 de setembro de 2021

Astrônomos Conseguem Medir Com Precisão A Massa De Um Disco Protoplanetário

Os cientistas fizeram uma nova e mais precisa medida da massa de um disco protoplanetário ao redor da estrela Elias 2-27. As massas dos discos protoplantários, os discos de gás e poeira que circundam as jovens estrelas, onde os planetas se formam, são altamente incertas. Essa falta de habilidade para medir com precisão o quanto de matéria está disponível para formar planetas bebês, limita a nossa habilidade de entender o processo de formação dos planetas, então para entender melhor esse processo é preciso medir com precisão a massa dos discos.

Em um novo estudo, uma equipe de cientistas usou observações feitas em múltiplos comprimentos de onda usando o ALMA para rastrear a rotação do disco ao redor da estrela Elias 2-27, e com isso eles conseguiram separar a influência gravitacional da estrela central da gravidade do próprio disco. Isso permitiu que a equipe pudesse pela primeira vez fazer medidas dinâmicas da massa do disco protoplanetário, que fornece uma medida muito mais precisa do que os métodos anteriores, os cientistas querem agora estender essa técnica e esse cálculo para outros sistemas.

Fonte:

https://aasnova.org/2021/09/13/weighing-a-protoplanetary-disk/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo