Astrônomo Amador Registra Feições da Superfície de Vênus

Um trabalho muito interessante foi feito por um astrônomo amador na Alemanha, ele registrou em Setembro de 2007 e Novembro de 2009, imagens de Vênus usando um novo equipamento que capta parte da luz infravermelha emitida pelo planeta, esse é um trabalho muito complicado pois só pode ser realizado em determinadas condições atmosféricas. Com isso ele conseguiu registrar feições em Vênus que puderam ser comparadas com as imagens de radar  obtidas pela sonda Magalhães, para justificar e identificar corretamente as feições.

Quando ele fez o trabalho Vênus estava passando pela constelação de Virgem, como mostra o mapa abaixo da posição do planeta e das estrelas.

O astrônomo, então munido com uma câmera poderosa e um telescópio também poderoso começou a registrar imagens do planeta. Ele processou as imagens tentando tirar os efeitos das nuvens no planeta e as projetou em uma projeção parecida com as imagens enviadas pela sonda Magalhães. Na imagem abaixo é mostrado de forma resumida como a imagem passou de seu estado bruto para uma imagem processada e projetada. Para chegar no resultado que ele alcançou forma necessárias 300 imagens do planeta.

Assim ele pôde comparar suas imagens com as detalhadas imagens geradas pela sonda quando visitou o planeta. A fase de Vênus não ajudou muito pois um bom pedaço ficou sem informações, mas acompanhem as comparações com os dados da Magalhães e vejam que trabalho interessante.

Fonte:

http://www.astrode.de/venus10a.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo