Astrofísicos Usam Técnicas de Machine Learning Para Determinar o Raio dos Exoplanetas

Usando uma técnica de machine learning, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço conseguiram restringir o raio de um exoplaneta com massa conhecida.

Essa nova maneira de prever o raio de um exoplaneta é um perfeito exemplo da sinergia entre a ciência dos exoplanetas e as técnicas de machine learning.

Para caracterizar um planeta, tanto sua massa e o seu raio são propriedades necessárias, para encontrar a densidade do planeta, e a partir daí inferir a sua composição. Mas esses dados só são disponíveis para um reduzido número de exoplanetas, a massa é normalmente determinada pelas medidas de velocidade radial, enquanto que o raio é medido através do método do trânsito.

A equipe de pesquisadores desenvolveu um algoritmo que prevê de forma precisa o raio de uma grande variedade de exoplanetas, se alguns outros parâmetros planetários e estelares são conhecidos, incluindo a massa do exoplaneta e a sua temperatura de equilíbrio. Para as centenas de planetas descobertos com o método da velocidade radial, nós agora podemos prever o seu raio. Nós podemos entender se esses exoplanetas são mundos potencialmente rochosos.

Até agora, só a massa de um exoplaneta tem sido usada para prever o seu raio, mas a equipe está trabalhando em mudar esse paradigma, incorporando outros parâmetros estelares e planetários para fortalecer suas previsões.

Esse trabalho integra diferentes especialidades, um conhecimento profundo sobre exoplanetas, sua detecção e a sua caracterização e análises estatísticas avançadas para detectar sistemas. Os pesquisadores falaram que utilizaram basicamente, o mesmo ferramental matemático que agora é usado para desenvolver os carros autônomos.

Fonte:

https://phys.org/news/2019-10-astrophysicists-artificial-intelligence-exoplanets-sizes.html
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.