fbpx

Asteroide Vesta É Visto Pelo Retrovisor da Sonda Dawn

A missão Dawn da NASA está lançando vistas finais nesse momento em que parte do gigantesco asteroide Vesta, usando para isso imagens que estão entre as últimas feitas pela sonda enquanto parte do seu alvo onde passou o último ano.

O primeiro conjunto de imagens é um mapa de relevo colorido do hemisfério norte do Vesta visto do polo para o equador. Esse conjunto incorpora imagens feitas enquanto a Dawn começava a imagear as altas latitudes do hemisfério norte, que estava na escuridão desde quando a sonda Dawn ali chegou em Julho de 2011. A outra imagem é um mosaico branco e preto que mostra uma imagem completa do asteroide gigante, criada para sintetizar algumas das melhores imagens feitas pela sonda Dawn.

“A sonda Dawn descobriu o véu de um dos maiores mistérios sobre o Vesta, mas nós ainda estamos trabalhando muito em mais análises”, disse Christopher Russel, principal pesquisador da sonda DAWN na UCLA. “Assim, enquanto o Vesta está agora saindo de seu alvo, ela não ficará longe de nossas mentes”.

Essas serão as últimas imagens diárias durante a rota da sonda Dawn para seu segundo destino, o planeta anão Ceres. Outras imagens serão destacadas enquanto as descobertas forem feitas. Outros dados serão arquivados em: http://pds.nasa.gov .

A sonda Dawn, deixou oficialmente o asteroide Vesta no dia 5 de Setembro de 2012. A sonda está usando seu sistema de propulsão de íons para viajar até o Ceres. Espera-se que ela chegue lá, no início de 2015.

O JPL gerencia a missão da sonda Dawn para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A sonda Dawn é um projeto do Discovery Program, gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Ala. A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)  é responsável de maneira geral pela missão científica da sonda Dawn. A empresa Orbital Sciences Corp. em Dulles, Va., desenhou e construiu a sonda. O German Aerospace Center, o Max Planck Institute for Solar System Research, a Agência Espacial Italiana e o Instituto Astrofísico Nacional Italiano são parceiros internacionais na equipe da missão. O Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena gerencia o JPL para a NASA.

Para mais informações sobre a sonda Dawn, visitem: http://www.nasa.gov/dawn e http://dawn.jpl.nasa.gov .

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2012-284&cid=release_2012-284

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .