fbpx

ASTEROID DAY 2019 ESTUDANDO ASTEROIDES COM CUBESATS | SPACE TODAY TV EP1878

PARA SE INSCREVER NO EVENTO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO HOMEM NA LUA QUE ACONTECERÁ EM SÃO PAULO EM 21 DE JULHO DE 2019 ACESSE:

https://www.sympla.com.br/50-anos-do-homem-na-lua__541173

——————————————————————————-

SPACE TODAY STORE:

https://www.spacetodaystore.com

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Dia do Asteroide 2019 – A Missão Hera E Seus CubeSats
Hoje é dia 30 de Junho de 2019, todo dia 30 de Junho é comemorado no mundo astronômico o Asteroid Day.

Isso porque foi em 30 de Junho de 1908 que aconteceu o grande evento de Tunguska, o dia que um bólido explodiu sobre uma região da Rússia, às margens do Rio Tunguska e fez com que uma floresta gigantesca tivesse todas as suas árvores deitadas.

Quando foi estabelecido o Asteroid Day, diga-se de passagem que uma das pessoas que ajudou, foi o guitarrista do Queen, Brian May, uma das ideias foi desse dia foi para entendermos melhor os objetos que um dia podem se chocar com a Terra.

Então, nada melhor nesse dia, 30 de Junho de 2019, falarmos aqui sobre uma missão espacial muito interessante que pretende estudar um desses asteroides.

Hoje nós temos a OSIRIS-REx explorando o asteroide Bennu, e a sonda japonesa Hayabusa2 estudando o asteroide Ryugu.

Mas em breve teremos outro par de missões que será enviada para o mesmo asteroide, o asteroide duplo Dydimos, o menor asteroide que será explorado por uma sonda espacial, ou melhor, por duas.

Basicamente a missão irá funcionar da seguinte maneira, a NASA irá lançar a missão DART que irá então colidir com o menor dos membros do Dydimos, e depois, a missão da ESA, chamada de Hera chegará no asteroide.

A missão Hera da ESA, contará na verdade com 3 sondas, uma nave mãe e dois CubeSats que serão enviados para estudar o asteroide na sua superfície.

Um dos CubeSats da missão Hera será o Juventas que irá realizar a primeira pesquisa de um asteoride com um radar.

E o outro CubeSat da missão é o APEX que irá realizar uma pesquisa mineral multiespectral do asteroide para descobrir a sua composição.
Esses dois CubeSats irão voar mais perto do asteroide do que a nave principal da missão Hera e vão correr todos os tipos de riscos que você pode imaginar.

A força da gravidade, será de menos de cem milésimos da da Terra. Mas a ESA irá usar sua experiência com o Philae e com a Huygens para tentar realizar com sucesso a missão.

Os CubeSats serão liberados a 200 metros do asteroide, e provavelmente irão quicar na superfície do asteroide, mas espera-se que eles sobrevivam à descida e façam imagens interessantes da superfície do asteroide.

Vamos lembrar que a Hayabusa2 lançou rovers e landers no Ryugu, a diferença é o tamanho dos objetos, o asteroide Dydimos, o corpo menor tem apenas 160 metros de diâmetro é muito pequeno com um desafio muito maior.

A missão Hera irá analisar o impacto feito pela missão Dart da NASA, estudar a cratera gerada e o desvio na órbita do objeto.

Todas essas missões fazem parte do projeto de defesa planetária proposto pelas agências espaciais.

Quando acontecerá isso?

Ainda não se sabe, pois em Novembro de 2019, a missão Hera será apresentada oficialmente no encontro da ESA chamado de Space+19, e espera-se que ela seja aprovada, tendo a aprovação, os pesquisadores irão planejar as datas de envio da sonda.

Vamos aguardar e acompanhar.

E um feliz Dia do Asteroide para todos!!!

#AsteroidDay2019 #Hera #Dart

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Safety/Hera/When_CubeSats_meet_asteroid

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo