Assim na Terra Como na Lua

Os lagos East e West Clearwater quase que se tocam como pode ser visto na imagem acima feita de um avião durante um voo do Canadá para a Europa, e são considerados crateras de impacto formadas de maneira simultânea atravessando as antigas rochas do Escudo Canadense de Québec, no Canadá. A cratera do East Clearwater Lake, de frente, tem 26 km de largura, e a mais distante, a do lago oeste tem 36 km de diâmetro. Essa diferença no diâmetro aparentemente  reflete a transição de crateras complexas para bacias de anel de pico, conhecidas primeiramente de imagens feitas da Lua. Na Lua, a transição ocorre em diâmetros muito maiores do que na Terra, ou Marte, ou Mercúrio, a transição de diâmetros é inversamente relacionada com a gravidade, assim para bacias grandes na Terra a morfologia começa com diâmetros aproximados de 30 km. A cratera maior tem uma bacia de anel interno de ilhas que são cobertas com material derretido por impacto. Você pode notar que a cratera menor não parece uma cratera complexa, mas se você pudesse drenar toda a água do lago você certamente encontraria uma montanha central, que não tem altura suficiente para aparecer acima da linha d’água. Essas crateras foram formadas, talvez por um asteroide ou cometa que foi gravitacionalmente repartido antes de se chocar com a superfície a aproximadamente 290 milhões de anos atrás, depois que a cratera Aristarchus se formou na Lua, mas antes da formação da Tycho. Talvez algum material ejetado da formação das crateras dos lagos escapou da força gravitacional da Terra e chegou até a Lua. E em algum lugar da Terra deve existir amostras dos impactos que formaram as grandes crateras na Lua como a Aristarchus e a Tycho.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/March+20%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.