As Várias Tonalidades da Lua Durante Um Eclipse Total

tle_dierickD8D_1002ozoneC

Essa bela e nítida imagem registrada através de um telescópio registrou o eclipse total da Lua de 27 de Setembro de 2015, também chamado, principalmente no hemisfério norte de eclipse total da Lua da Colheita, e mostra a Lua completamente imersa na sombra da Terra, no começo da fase total do eclipse. Esse foi o último eclipse de uma tétrade, uma sequência de quatro eclipses totais da Lua consecutivos. Com a Lua Cheia bem próxima do perigeu durante o eclipse, a sua cor tomou uma tonalidade vermelho profunda, já que a superfície lunar refletiu a luz presente dentro da sombra da Terra, filtrada através das camadas mais inferiores da nossa atmosfera. Visto da perspectiva lunar, a luz avermelhada viria de todos pores e nasceres do Sol ao redor da silhueta da borda da Terra. Mas perto da borda da sombra, o limbo da Lua eclipsada mostra uma tonalidade azul distinta. A luz azul da Lua eclipsada ainda é filtrada através atmosfera da Terra, originando à medida que os raios da luz do Sol passam através da estratosfera superior, colorida pelo ozônio que espalha a luz vermelha e transmite a luz azul.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap151003.html

alma_modificado_rodape1051

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.