As Superfícies Coloridas de Plutão e Caronte no Novo Vídeo da New Horizons

nh-7-3-15_color_rotation_movie_nasa-jhuapl-swri

Esse é o primeiro vídeo criado pela sonda New Horizons para revelar as feições coloridas na superfície de Plutão e de sua maior lua Caronte. “Não é muito comum se observar tantos detalhes da superfície nessa distância”, disse o co-pesquisador da New Horizons, William McKinnon da Equipe de Investigação Geológica e Geofísica, da Universidade de Washington em Saint Louis. “O que realmente chama a atenção é o nível de detalhe observado em cada corpo. Isso certamente aguça cada vez mais nosso apetite para o que está por vir”.

As imagens foram feitas entre os dias 23 e 29 de Junho de 2015, enquanto a distância da New Horizons para Plutão diminuía de 24 para 18 milhões de quilômetros. Seis imagens preto e branco de alta resolução com o instrumento LORRI da New Horizons foram combinadas com os dados coloridos adquiridos pelo instrumento Ralph para produzir o vídeo acima.

Fonte:

http://www.nasa.gov/nh/pluto-charon-surfaces-in-color

alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.