As Sombras Exageradas Nas Dunas de Erg Chebbi

A foto acima mostra a extensão das sombras de uma pequena procissão de camelos e seus pilotos e foi registrada durante uma excursão desde Merzouga no Marrocos em direção às dunas de areia de Erg Chebbi a leste das Montanhas Atlas. Essa foto foi feita 30 minutos antes do Sol se pôr no dia 8 de Janeiro de 2012. Quando o Sol está baixo no céu, as sombras parecem fora de proporção e parecem ter uma forma mais ou menos triangular. Por exemplo, nessa foto, as pernas dos camelos parecem ser maiores do que elas realmente são. Esse é o resultado da perspectiva. Do ponto de vista de alguém num balão sobrevoando a caravana as sobras pareceriam estendidas, mas o aspecto das longas pernas dos camelos. Pode-se notar que as dunas de areia mais altas da Erg Chebbi têm aproximadamente 152 metros de altura.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/04/lengthening-shadows-in-the-erg-chebbi.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.