As Sombras dos Anéis de Saturno

As sombras dos anéis de Saturno aparecem como uma fina linha na parte equatorial do planeta nessa imagem feita do planeta dos anéis à medida que eles se aproximava do equinócio em Agosto de 2009.

O nova geometria de iluminação que acompanha o equinócio, quando o ângulo em que a luz do Sol incide no planeta é mais baixo, escurece de forma significante os anéis e gera estruturas fora de plano o que favorece a observação de contrastes entre estruturas mais e menos brilhantes através dos anéis. Imagens desse tipo só são possíveis durante alguns meses antes e depois do equinócio de Saturno que ocorre uma vez a cada 15 anos terrestres. Antes e depois do equinócio as câmeras da sonda Cassini conseguiram captar não somente as sombras previstas de algumas luas de Saturno mas também sombras de estruturas verticais novas reveladas nos anéis.

O hemisfério sul do planeta pode ser visto através do anel transparente D na porção inferior direita da imagem. Os anéis tem um brilho de fator 9.5 relativamente ao planeta melhorando a sua visibilidade.

Essa imagem foi feita com as câmeras apontando para o norte, o lado não iluminado dos anéis com a sonda a aproximadamente 30 graus acima do plano dos anéis.

A imagem foi feita utilizando os filtros espectrais vermelho, verde e azul que foram combinados de modo a gerar essa imagem em cor natural. As imagens foram obtidas com a câmera de ângulo vasto da Cassini em 18 de Julho de 2009 a uma distância de aproximadamente 2.1 milhões de quilômetros de Saturno, a resolução da imagem é de 122 km/pixel.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22069/picture-of-the-day-the-shadows-of-saturns-rings.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo