As Rochas Errantes do Vale da Morte

Como esse grande pedaço de rocha chegou nesse terreno estranho? Um dos lugares mais estranhos da Terra existe dentro do Death Valley na Califórnia, EUA. Lá existe um leito de lago seco chamdo de Racetrack Playa que é um terreno quase que perfeitamente plano, com a exceção de pedaços de rochas grandes e estranhos como esse mostrado acima. Agora a textura e a topografia de grandes praias como a Racetrack são fascinantes, mas não são mais um mistério, elas são causadas pelo fluxo de lama que depois é seco e então abre fissuras depois de uma chuva pesada. Somente recentemente, contudo, uma hipótese científica viável foi dada para explicar como rochas pesando até 300 kg aparecem no meio de uma grande superfície plana. Infelizmente, como acontece com frequência na ciência, um problema até então visto como sendo surreal acaba tendo uma explicação relativamente simples e mundana. A explicação para esse grande pedaço de rocha aparecer no meio dessa formação no deserto é que ventos muito fortes vindos depois da chuva podem empurrar esses pedregulhos através do leito do lago liso e polido, o vídeo abaixo filmado na Racetrack Playa mostra esse efeito.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120222.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.