As Próximas Etapas da Missão Rosetta no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko


observatory_1501051A animação acima mostra os próximos passos que a sonda Rosetta irá realizar até entrar numa órbita estável ao redor do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A animação começa com o evento de hoje, dia 6 de Agosto de 2014 e vai até o começo de Outubro de 2014. Os principais pontos são os seguintes:

  • Óribta triangular, ainda não capturada pelo cometa pelas primeiras semanas, até que a Rosetta chegue a 30 km do alvo.
  • Em cada vértice da órbita triangular acontecerá uma queima de motor, cada vez mais perto do cometa, para manter a sonda no cometa, essas queimas acontecerão a cada intervalo entre quarta e domingo, a partir de hoje, dia 6 de Agosto de 2014.
  • A órbita tornará circular a uma altura de 30 km do cometa onde a sonda passará por uma fase de mapeamento global do seu alvo e seguirá para uma fase de observação mais detalhada.
  • No final do mês de Setembro a sonda fará observações a apenas 20 km de distância do cometa e seguirá então para a sua órbita estável.
  • No dia 10 de Outubro de 2014 a Rosetta fará observações a 10 km de distância do cometa e então partirá para a sua órbita elíptica estável ao redor do 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2014/08/06/what-rosetta-does-now/


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.