fbpx
27 de fevereiro de 2024

As Primeiras Imagens Feitas Pelo Satélite LICIACube do Impacto da DART com o Dimorphos

Junto com a sonda DART da NASA, viajou pelo Sistema Solar um pequeno satélite, um cubesat, como é chamado da Agência Espacial Italiana, a ASI e construído pela empresa Argotec, esse pequeno cubesat se chama LICIACube. O objetivo desse pequeno satélite foi se separar da DART 10 dias antes do impacto no Dimorphos e se posicionar para que pudesse registrar, principalmente a pluma de poeira que seria levantada no momento do impacto.

Então, na madrugada do dia 27 de setembro de 2022, chegaram no Centro de Controle de Turim, as primeiras imagens históricas registradas pelo LICIACube e que comprovaram o impacto da sonda DART no asteroide Dimorphos a 12 milhões de quilômetros da Terra.

Para contar todos os detalhes destes resultados extraordinários para a indústria espacial italiana , ASI, INAF e Argotec organizaram uma conferência de imprensa na sede da Argotec em Turim.

A coletiva de imprensa contou com a presença de Giorgio Saccoccia , Presidente da ASI,  David Avino , CEO da Argotec,  Simone Pirrotta,  Gerente de Programas da ASI, Valerio Di Tana, Gerente de Programas da Argotec,  Elisabetta Dotto,  Líder  **da Equipe Científica do Instituto Nacional de Astrofísica ( INAF).

A reunião foi aberta por Thomas Zurbruchen , administrador associado da diretoria de missões científicas da NASA, que queria agradecer à ASI e à Itália pela contribuição fundamental no sucesso da missão DART.

Durante a coletiva de imprensa, foram divulgadas as imagens captadas pelas câmeras Luke e Leia a bordo do LICIACube, que imortalizam o impacto da sonda DART.

Nas imagens é possível ver claramente a pluma de poeira que foi levantada com o impacto da DART no Dimorphos. Para que vocês possam entender as imagens, o objeto maior, em primeiro plano é o asteroide Didymos, o asteroide maior do par com 780 metros de diâmetro, e atrás está o Dimorphos com seus 180 metros de diâmetro. Essas imagens agora serão profundamente analisadas para entender o máximo possível de características do asteroide.

Fonte:

https://www.asi.it/2022/09/liciacube-conferenza-stampa-con-le-prime-immagini/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo