fbpx

As Primeiras E Históricas Imagens Enviadas Para a Terra Pelo Rover Perseverance da NASA Em Marte

Menos de um dia depois do rover Perseverance da missão Mars 2020 da NASA pousar com sucesso na superfície de Marte, os engenheiros e cientistas do Jet Propulsion Laboratory da agência no Sul da Califórnia, tiveram muito trabalho, esperando as próximas transmissões do Perseverance. À medida que os dados iam chegando, enviados por algumas sondas na órbita de Marte, a equipe do Perseverance respirava aliviada ao receber os relatórios indicando que o rover estava saudável e que tudo ocorreu como o planejado.

O que deixou todos ainda mais animados foi ver uma imagem de alta resolução feita durante a fase final de descida do rover na superfície marciana. Enquanto que o rover Curiosity enviou para a Terra um filme stop-motion da sua descida, as câmeras do Perseverance capturaram vídeo do touchdown do rover em Marte e essas novas imagens estão sendo enviadas de volta para a Terra e estão sendo processadas.

Diferente dos outros rovers, a maior parte das câmeras do Perseverance registram imagens coloridas. Depois de pousar as duas Hazard Cameras, ou Hazcams capturaram imagens da parte da frente e de trás do rover, mostrando uma das rodas no solo marciano.

Além disso, o Perseverance foi registrado nos céus marciano por outra sonda da NASA. O Mars Reconnaissance Orbiter, usou a sua câmera de alta resolução, a HiRISE e conseguiu registrar o Perseverance descendo sobre a Cratera Jeero, com o seu paraquedas aberto. Uma imagem parecida foi registrada pela HiRISE em 2012 durante o pouso do Curiosity em Marte.

Algumas cargas pirotécnicas devem ser disparadas no final da sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2021, o que vai liberar o mastro do Perseverance, a cabeça do rover, de onde ela está fixada no deck. As Navigation Cameras, ou Navcams, que são usadas para dirigir o rover, dividem espaço no mastro com as câmeras científicas, a Mastcam-Z e a SuperCam. O mastro está programado para ser levantado no sábado, dia 20 de fevereiro de 2021, depois disso, as Navcams devem fazer imagens panorâmicas do deck do rover e do local ao redor de onde ele pousou.

Nos dias seguintes, os engenheiros irão trabalhar no sistema de dados do rover, atualizando o software e começando a testar vários instrumentos. Nas semanas seguintes, o Perseverance irá testar seu braço robótico e fazer a sua primeira locomoção leve e curta em solo marciano. Teremos que esperar ainda pelo menos uns 2 meses até que o Perseverance encontre o local ideal para poder liberar o seu helicóptero, o Ingenuity, e um pouco mais de tempo antes que ele comece realmente a andar pelo solo marciano, iniciando de fato a missão científica e a busca pelas primeiras amostras de rocha e sedimento marciano.

O objetivo principal da missão do Perseverance em Marte é fazer pesquisas na área de astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana passada em Marte. O rover irá caracterizar a geologia de Marte e o seu clima antigo e será a primeira missão na história a coletar amostras do regolito marciano, o que irá ajudar a pavimentar a exploração marciana pelo ser humano.

Missões subsequentes da NASA e da ESA irão enviar sondas para Marte que irão coletar as amostras deixadas no solo marciano e enviar essas amostras de volta para a Terra, para que sejam analisadas de forma mais profunda.

O rover Perseverance, da missão Mars 2020 é parte da abordagem de exploração de Marte e da Lua feita pela NASA que inclui as missões Artemis para a Lua, que irão ajudar a preparar a exploração humana do Planeta Vermelho.

O JPL, uma divisão do Caltech em Pasadena na Califórnia, gerencia a missão do rover Perseverance e do Ingenuity Mars Helicopter para a NASA.

Para mais informações sobre o Perseverance, visite:

https://mars.nasa.gov/mars2020/

e

https://nasa.gov/perseverance

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/nasas-perseverance-rover-sends-sneak-peek-of-mars-landing

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .