As Planícies do Norte de Mercúrio São Mostradas em Imagens Coloridas da Sonda MESSENGER

A imagem superior mostra um exemplo do mapa base colorido que está sendo gerado pela sonda MESSENGER em Mercúrio, nessa campanha são coletadas imagens globais através de oito diferentes filtros entre os comprimentos de onda de 430 e 1000 nm com uma resolução média de 1.2 km/pixel. As planícies do norte são vistas aqui com cores distintas que a destacam da composição do terreno ao redor. A imagem, que na verdade é um chamado mosaico RGB é mostrada com os comprimentos de onda 1000, 750 e 430 nm coloridos respectivamente em vermelho, verde e azul. A cena está centrada nas coordenadas 73?N, 300?E.

Na imagem inferior, a mesma cena é mostrada após a aplicação de um método estatístico capaz de destacar as diferenças entre os oito filtros coloridos, fazendo com que as variações tanto na cor como na composição fossem mais facilmente discernidas.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=2&gallery_id=2&image_id=536

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.