fbpx

As Pequenas Colinas de Mercúrio

EN1038930993M.map


observatory_150105A imagem acima, mostra várias colinas dentro de uma planície da região norte de Mercúrio. Apesar de cobertas por material suave das planícies, essas colinas estão associadas com o anel de uma cratera soterrada sem nome. Nessa imagem de alta resolução, muitas pequenas crateras podem ser vistas pontuando a paisagem, algumas delas com cerca de 20 a 30 metros de diâmetro.

Essa imagem foi adquirida como parte da campanha de imageamenteo de baixa altitude do instrumento MDIS. Durante a segunda missão estendida, a sonda MESSENGER faz uma aproximação progressivamente mais próxima da superfície de Mercúrio, do que tinha feito em qualquer outro momento em sua missão, permitindo a aquisição de dados espaciais de alta resolução. Para as altitudes da sonda abaixo de 350 quilômetros, as imagens da câmera NAC são adquiridas com pixel com escalas variando de 20 metros a 2 metros.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1386


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.